VISITANTES

Seguidores

sábado, 2 de março de 2013

A ONÇA E A ANTA




A onça e a anta

Os índios dizem que a onça quando anda à noite pelo mato faz barulho que eles pressentem com facilidade. Já a anta não faz barulho algum; sempre aparece inesperadamente.
Dizem os índios, que a anta à noite anda descalça.
É essa a origem desta pequena lenda.
Contam que, certa vez, estava a anta descansando quando a onça chegou e foi dizendo:
– Olá, meu cunhado anta!
– Olá, meu cunhado onça! Como vai? – perguntou cordialmente a anta.
– Vou mal, com os pés machucados pelos espinhos e estrepes do mato. Por isso, quero lhe pedir um favor. Você anda só de dia e eu só ando de noite. Você não quer me emprestar seus sapatos para que eu não machuque mais meus pés?
A anta não teve dúvida:
– Pode levá-los, cunhado. Mas assim que amanhecer, traga-os de volta, que eu preciso cuidar da vida e o calor do sol me queima os pés.
Assim combinaram e assim fazem até hoje.



Sem indicação de autoria. “A onça e a anta”. O Estado do Paraná. Curitiba, 14 de fevereiro de 1960



http://www.jangadabrasil.org/temas/category/fabulas-brasileiras/


Um comentário:

  1. amadeu.
    magnifico a omenagem a mestra saudosa NEEMIA deus te abensoe mt obrigado viu!

    ResponderExcluir